MBA Alumni Brasil

terça-feira, janeiro 10, 2006

Brasil é destino preferido de Transnacionais

Direto do Blog do Josias de Souza, que por sua vez obteve a notícia no Blog do Banco Mundial

Brasil é destino preferido de transnacionais

O Brasil lidera o ranking de países em desenvolvimento que abrigam filiais das cem maiores corporações transnacionais do mundo. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira no blog do Banco Mundial. Entre as gigantes do mundo dos negócios, 75% têm filiais em solo brasileiro.

O país está à frente do México que, com 72%, é o segundo destino preferido das multinacionais no naco do planeta que se encontra em fase de desenvolvimento. O Brasil ganha também de Hong-Kong (China); com 67%; de Cingapura, com 65%; e da Argentina, com 63%.

A lista das cem maiores transnacionais inclui logotipos conhecidos. Por exemplo: General Eletric, Vodafone, Ford, Nestlé, Siemens, Unilever, Basf e IBM. Só as duas primeiras, a norte-americana GE e a britânica Vodafone possuem um patrimônio estimado no exterior de notáveis US$ 250 bilhões.

O levantamento traz o selo de qualidade da UNCTAD, sigla em inglês para Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento. Além da referência que fez em seu blog, o Banco Mundial disponibilizou um briefing com os principais resultados da pesquisa . Vale a leitura. Infelizmente, foi redigido na língua inglesa.

Os dados são atualizados até 2003, primeiro ano da gestão Lula. É improvável, porém, que tenham sido alterados significativamente desde então. Empresas que instalam filiais no exterior não costumam desmobilizar investimentos ao sabor da conjuntura. Raciocinam no longo prazo.

De acordo com a pesquisa da UNCTAD, depois de uma fase marcada pela consolidação de seus investimentos, as cem maiores transnacionais retomaram o processo de expansão. Ao final de 2003, o patrimônio dessas empresas no exterior havia aumentado na proporção de 20%. Juntas, empregam fora de seus países sede algo como 7,2 milhões de funcionários, metade da sua força de trabalho.

O estudo mostra que manteve-se praticamente inalterada em relação a 2002 a lista das maiores empresas do mundo. Têm filiais em 39 países estrangeiros. Corporações com sede no Mercado Comum Europeu ocupam mais da metade da relação.

Identificou-se também um padrão histórico na escolha de países para a instalação de filiais. Entre as nações desenvolvidas, os destinos preferidos são o Reino Unido (98% das filiais), os chamados Países Baixos (95%) e os EUA (92%). Na América Latina, os maiores investimentos vêm de empresas espanholas.

Escrito por Josias de Souza